Primeiramente o que é uma câmera IP e qual a diferença dela para as outras?
A câmera analógica convencional captura as imagens e manda através do cabo (analógico) até o DVR (gravador), já a câmera IP converte esta imagem em dados e envia pela rede local até o gravador NVR de forma digital. Tá bom, mas que diferença isso faz para mim? Abaixo vou listar 6 motivos:
Motivo 01: Menor número de fios.
Como explicado, a câmera IP não trafega imagem, ela trafega dados e com isso pode ser ligada à pontos de rede mais próximos. Por estar integrado à rede de internet, cada ponto de câmera pode receber um switch, ligar várias outras câmeras ou até mesmo roteadores e access points para distribuir internet WiFi pelo local sem a necessidade de passar um fio para cada equipamento.
Exemplo: Realizamos a instalação em uma escola que possuía 2 prédios. Já havíamos instalado o sistema no primeiro prédio e depois precisamos instalar mais 12 câmeras no segundo. Como não havia infraestrutura de tubulação para estes fios, seriam pelo menos 12 cabos aparentes poluindo visualmente a estética do local, nesse caso utilizamos o sistema IP e com apenas 1 cabo conseguimos integrar essas câmeras ao sistema do primeiro prédio permitindo inclusive a visualização na mesma TV e gravando no mesmo aparelho. Não para por aí, o switch das câmeras ainda serviu para ligar um Acess Point e distribuir rede Wifi no local.
Motivo 02: Segurança e inteligência de vídeo.
A segurança deste sistema é muito superior se comparado ao analógico, pois permite colocar dois ou mais aparelhos na rede fazendo redundância na gravação de imagens. Se um gravador queimar ou for roubado, o segundo continuará gravando as imagens. Se ainda assim ambos tiverem problema, o vigilante e a empresa de monitoramento continuam visualizando as imagens em tempo real, pois se tratando de um sistema IP, as câmeras ficam conectadas à internet mesmo que não haja um DVR na rede. Muito mais seguro, não é verdade?
Ainda tem o sistema de monitoramento em nuvem que armazena as imagens em servidores remotos garantindo a segurança e armazenamento das imagens fora do local onde as câmeras estão instaladas.
O tratamento e análise das imagens pode ser processado na câmera trazendo recursos importantíssimos como: reconhecimento facial, leitura de placa de veículos, linha de intrusão, objeto abandonado, detecção de movimento, dentre outros que, quando ativados, podem enviar fotos diretamente no seu celular. Não seria interessante receber automaticamente uma foto do rosto de quem acabou de entrar no portão da sua casa? Sim, isso é possível!
Motivo 03: Flexibilidade.
Diferente do sistema analógico, as câmeras não precisam ser ligadas diretamente ao DVR, então o gravador pode ser instalado em qualquer local que tenha ponto de rede sem que os fios das câmeras precisem chegar até ele. Se o escritório ou a recepção mudarem de lugar, não se preocupe, o aparelho pode ser levado junto. Precisou expandir o número de câmeras? Ok! Basta ligar à câmera mais próxima, sem quebra-quebra ou longas passagens de fios.
Exemplo: Um cliente gostaria de ter o gravador no quarto onde há maior segurança e facilidade para visualizar as imagens ou buscar gravações. “Mas 10 fios passando dentro do meu quarto? Nem pensar!”. Como já havia um ponto de rede para roteador junto à TV, bastou conectar o cabo de rede e energia no gravador e pronto! Limpo, prático e rápido. Todos os fios das câmeras foram ligados à um switch em um local seguro do lado de fora da casa.
Motivo 04: Resolução e integração
As câmeras IPs conseguem chegar a resoluções maiores e livre das interferências comuns no sistema analógico. Totalmente livre de chuviscos, mesmo a noite. Permitem ainda a integração com outros aparelhos como a central de automação. Pelo mesmo app que você já controla as luzes, cortinas motorizadas, TVs, ar condicionado e alarme, você pode também visualizar suas câmeras.
Motivo 05: Baixo custo e agilidade.
Não é sempre, mas existem casos em que o sistema IP se torna mais barato que o analógico. Imagine uma loja bem grande ou até mesmo aquela escola que citamos anteriormente. Se tivermos que passar um fio por câmera, o custo de fios e mão de obra se torna mais alto que a escolha do sistema IP.
Motivo 06: Maior tempo de gravação.
Com a chegada do protocolo de compressão de vídeo H.265 os arquivos se tornaram muito menores gravando as imagens por muito mais tempo.
E você, o que acha do sistema IP? Ainda prefere o analógico? Seja como for, nós podemos cuidar da sua segurança e tranquilidade! Solicite uma visita!